Guia de análise e reparo de capacitor de ar condicionado
Todos nós conhecemos aquela sensação incrível de voltar de um dia quente de verão para sua bela casa com ar-condicionado. Mas, um dia, você pode entrar e descobrir que sua casa não é tão legal quanto você espera.
Os capacitores de ar condicionado desempenham um papel vital na manutenção do funcionamento adequado dos sistemas de ar condicionado. Se falharem, no entanto, podem causar sérios danos ao sistema. Este artigo explica como diagnosticar, testar e substituir um capacitor ruim.
Como você faria para diagnosticar, testar e substituir um capacitor ruim? Quais ferramentas você deve usar?
Antes de sair e fazer algum trabalho drástico, você pode precisar se perguntar: "Eu tenho um capacitor AC ruim?". Se o fizer, há boas notícias - você mesmo pode substituí-lo.
Confira os sintomas de um capacitor CA ruim e o guia de substituição para ver se é você.
Avisos de segurança
Muitas unidades AC têm capacitores que carregam uma carga bastante alta, então você deve ter muito cuidado ao substituí-los ou inspecioná-los. No entanto, se você tomar precauções razoáveis, não deverá ter problemas.
- Nunca toque nos terminais da extremidade de um capacitor
- Não use algo com alça de metal para descarregar a carga no capacitor. Use uma chave de fenda com cabo isolado e aplique a haste metálica da chave de fenda em C para HERM e C para FAN para descarregar o capacitor.
Ao trabalhar com equipamentos de alta tensão, como a condensadora do ar condicionado, certifique-se sempre de que esteja desligado. Se a sua condensadora for do tipo plug-in, certifique-se de que o plugue esteja completamente desligado. Se o seu AC estiver conectado a um disjuntor, certifique-se de que o disjuntor esteja desconectado ou desligado.
Sintomas de um capacitor ruim ou com falha
As condensadoras de split com capacitores ruins podem apresentar vários sintomas interessantes. Embora nem sempre seja uma garantia de cem por cento de um capacitor de ar ruim, as chances são boas de que você tenha um problema se vir algum desses.
O primeiro sintoma que você notará é que o motor ou compressor do ventilador do condensador não liga. Você também pode notar ruídos vindos da unidade condensadora.
Se você estiver percebendo algum desses sintomas, isso pode significar que seu ar condicionado está com um capacitor ruim.
Sintomas comuns de um capacitor ruim:
- zumbidos
- Problemas ao ligar ou desligar
- Cheiro de queimado ou descarga elétrica
- Contas mais altas que o normal
- A unidade pode desligar aleatoriamente
- Sem resfriamento
- Ruídos de clique ou zumbido
Se isso soa familiar, há uma boa chance de que haja algo errado com seu capacitor CA e você deve considerar substituí-lo.
Se nenhum desses sintomas se encaixar, consulte nosso guia de solução de problemas para encontrar o problema.
Sem resfriamento
Quando o ar condicionado parar de soprar ar frio, é um sinal claro de que algo está errado. É possível que este não seja um problema de longo prazo. Você pode testar ligando e desligando a unidade novamente para ver se o problema desaparece.
Ruídos de clique ou zumbido
Este está relacionado ao motor novamente. Quando o motor tenta dar partida, mas não consegue, ele pode emitir um ruído de clique ou zumbido. Este é um bom sinal de que o capacitor está quebrado.
Agora que você tem uma boa ideia dos sintomas que pode observar, vamos aprender um pouco sobre como os capacitores operam. Dessa forma, você pode entender como substituí-los com segurança e eficiência.
Contas de alta energia
Quando um capacitor CA está ruim, o motor do ventilador do condensador precisa trabalhar mais e consumirá mais amperes. Então, quando de repente você notar que sua conta de energia está subindo, você pode ter um capacitor ruim. Para entender por que um capacitor ruim significa uma conta de energia mais alta, consulte nossa seção abaixo sobre o que um capacitor faz.
Desligamentos aleatórios
Você pode descobrir que sua unidade de CA desliga sozinha sem que você faça nada de tempos em tempos.
Problema ao ligar ou desligar
Este problema é quase sempre por causa de um capacitor ruim. Quando o sistema está tentando fazer algo que precisa de mais energia, um capacitor ruim pode causar problemas. Esse sintoma também pode aparecer porque a unidade demora muito para começar a funcionar depois de ligá-la. O capacitor dá o choque inicial de energia e, quando falha, a unidade CA luta para iniciar. Uma solução comum, embora às vezes perigosa, é dar um impulso à pá do ventilador com um bastão. Isso pode ser perigoso e causar danos à unidade, por isso só deve ser feito em caso de emergência.
Cheiro de Queimado ou Descarga Elétrica
Este é um pouco mais complicado, pois pode haver muitas razões (nenhuma delas boa) pela qual sua unidade de CA pode cheirar a queimado. Em sua unidade CA, o capacitor aciona um motor. Quando o capacitor está ruim, o motor tende a superaquecer, e isso pode causar o cheiro.
O que um capacitor realmente faz?
Se você pensa em um capacitor como um grande armazenador de energia, está no caminho certo. O capacitor mais simples tem apenas alguns componentes. Estes são dois condutores que permitem o fluxo de eletricidade e lacunas que bloqueiam o fluxo de eletricidade. Quando a eletricidade passa pelo capacitor, os elétrons são armazenados nos dois condutores. Um condutor armazena elétrons carregados negativamente e outro armazena elétrons carregados positivamente.
Qualquer aparelho grande como uma unidade AC requer muita eletricidade para funcionar. E, quando o compressor e o motor do ventilador estão iniciando, eles precisam de uma grande quantidade de energia. Você não gostaria de pagar tarifas altas por sua eletricidade o tempo todo - é aqui que os capacitores entram.
Os capacitores usam a energia armazenada para dar uma grande sacudida de energia ao seu compressor e ao motor do ventilador quando ele é inicializado. Você pode ter ouvido o ruído quando esse processo é iniciado.
Depois que a unidade é inicializada, o capacitor não é tão necessário e pode voltar a armazenar energia para o próximo grande impulso.
Tipos de capacitores de ar condicionado
Capacitor de operação dupla
A/C's com motores de ventiladores PSC e compressores não variáveis sempre terão pelo menos 1 capacitor. Este é o capacitor de operação dupla e, na verdade, são dois capacitores em um pacote - um para acionar o compressor e outro para o motor do ventilador. Você notará 3 terminais no capacitor com os seguintes rótulos.
Significados das Etiquetas do Terminal do Capacitor Dual Run
C
A designação "C" em um capacitor significa Comum. Isso se conecta ao contator e é a fonte de alimentação de entrada. Este terminal geralmente terá 4 dentes para conexões de spade.
FAN
O terminal identificado como "FAN" conecta o motor do ventilador do condensador. Isso geralmente será a classificação MFD menor em um capacitor de operação dupla. Este terminal geralmente terá 2 dentes para conexões spade.
HERM ou COMP
O terminal identificado como "HERM" se conecta ao compressor. O termo "HERM" é uma abreviação de "Compressor hermeticamente fechado". Isso geralmente será a classificação MFD mais alta em um capacitor de operação dupla. Este terminal geralmente terá 3 dentes para conexões de spade. Às vezes, esse terminal será rotulado como "COMP", que é a abreviação de "Compressor".
Por que meu A/C tem 2 ou 3 capacitores?
Alguns A/Cs serão equipados com um capacitor de partida (geralmente em um invólucro de plástico) e um capacitor de operação (invólucro de metal). Uma modificação de campo comum no caso de um técnico não ter um capacitor de operação dupla para substituir um que falhou é dividi-los em dois capacitores. Digamos que você tenha um capacitor de operação de 35 + 5MFD, mas o técnico não o possui em seu estoque de caminhão, eles podem optar por substituir o capacitor por um capacitor de operação de compressor de 35MFD e um capacitor de operação de ventilador de 5 MFD.
Se esta modificação foi feita, e seu A/C foi equipado com um capacitor de partida, você pode ter uma unidade condensadora com 3 capacitores!
Capacitor de partida
Alguns A/C's são equipados com um capacitor que possui um invólucro de plástico preto e dois terminais com um resistor soldado entre eles. Este é um capacitor de partida; Um capacitor de partida mantém uma carga significativa e ajuda a mover o compressor ou o motor, fornecendo um aumento de tensão durante a partida.
Após a partida do motor, o capacitor de partida precisa sair do circuito para evitar danos ao compressor/motor. Isso é feito de 3 maneiras diferentes.
- PRD (Potential Relay Device) - Mais comumente encontrado em kits de partida forçada da Supco, um PRD usa coltagem ou detecção de corrente para soltar o capacitor de partida do circuito.
- PTC (Coeficiente de Temperatura Positivo) - Um resistor em linha que detecta uma condição de sobrecorrente e aumenta sua resistência para onde nenhuma corrente passará, eliminando efetivamente o capacitor de partida do circuito.
- Interruptor Centrífugo - Será encontrado no motor e quando atingir a RPM desejada, abrirá e liberará o capacitor do circuito.
Qual é a diferença entre um capacitor de partida e um capacitor de operação?
Essencialmente, um capacitor de partida ajuda a dar partida no motor, fornecendo um aumento de tensão durante a partida. Um capacitor de funcionamento mantém um motor funcionando induzindo uma mudança de fase nos estatores para ajudar o rotor a "agarrar" o próximo estator e girar. Quando um capacitor de funcionamento fica ruim, essa mudança de fase não ocorre e faz com que o motor trabalhe mais e, por sua vez, superaqueça e destrua os rolamentos.
O que é uma classificação de capacitor?
Um capacitor tem muitas classificações diferentes , mas para nossos propósitos, nos preocupamos apenas com dois:
- Tensão de trabalho
- Valor da Capacitância. Haverá 2 valores de capacitância em seu capacitor AC. Um aciona o compressor, o outro aciona o motor do ventilador.
Tensão de trabalho
Este é realmente apenas um indicador de quanta tensão pode passar pelo capacitor. Uma das razões pelas quais um capacitor pode quebrar mais rápido do que o esperado é se você tiver energia inconsistente em sua casa. Ao substituir um capacitor, você pode aumentar a tensão, pois essa classificação é simplesmente a tensão máxima que ele pode suportar. Normalmente, você verá capacitores de 370v ou 440v, mas muitos fabricantes têm consolidado o estoque apenas para 440v.
Valor do capacitor
Medido em microfarads, mostra quanta energia um capacitor pode armazenar. Normalmente, isso será escrito 50+5 MFD ou 50+5 μ. Existem algumas outras complicações em torno disso, mas você deve ficar bem se puder citar os microfarads.
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CAPACITOR MOTOR COMPRESSOR 40uF/450V
Capacitor Compressor CBB65 40uF 450VAC 33000045 Gree