20/05/2023

Guia de análise e reparo de capacitor de ar condicionado

Todos nós conhecemos aquela sensação incrível de voltar de um dia quente de verão para sua bela casa com ar-condicionado. Mas, um dia, você pode entrar e descobrir que sua casa não é tão legal quanto você espera.

Os capacitores de ar condicionado desempenham um papel vital na manutenção do funcionamento adequado dos sistemas de ar condicionado. Se falharem, no entanto, podem causar sérios danos ao sistema. Este artigo explica como diagnosticar, testar e substituir um capacitor ruim.

Como você faria para diagnosticar, testar e substituir um capacitor ruim? Quais ferramentas você deve usar?

Antes de sair e fazer algum trabalho drástico, você pode precisar se perguntar: "Eu tenho um capacitor AC ruim?". Se o fizer, há boas notícias - você mesmo pode substituí-lo.

Confira os sintomas de um capacitor CA ruim e o guia de substituição para ver se é você.

Capacitores de splitcomprar capacitor motor splitComprar capacitor de compressor

Avisos de segurança

Muitas unidades AC têm capacitores que carregam uma carga bastante alta, então você deve ter muito cuidado ao substituí-los ou inspecioná-los. No entanto, se você tomar precauções razoáveis, não deverá ter problemas.

  • Nunca toque nos terminais da extremidade de um capacitor
  • Não use algo com alça de metal para descarregar a carga no capacitor. Use uma chave de fenda com cabo isolado e aplique a haste metálica da chave de fenda em C para HERM e C para FAN para descarregar o capacitor.

Ao trabalhar com equipamentos de alta tensão, como a condensadora do ar condicionado, certifique-se sempre de que esteja desligado. Se a sua condensadora for do tipo plug-in, certifique-se de que o plugue esteja completamente desligado. Se o seu AC estiver conectado a um disjuntor, certifique-se de que o disjuntor esteja desconectado ou desligado.

Sintomas de um capacitor ruim ou com falha

As condensadoras de split com capacitores ruins podem apresentar vários sintomas interessantes. Embora nem sempre seja uma garantia de cem por cento de um capacitor de ar ruim, as chances são boas de que você tenha um problema se vir algum desses.

O primeiro sintoma que você notará é que o motor ou compressor do ventilador do condensador não liga. Você também pode notar ruídos vindos da unidade condensadora.

Se você estiver percebendo algum desses sintomas, isso pode significar que seu ar condicionado está com um capacitor ruim.

Sintomas comuns de um capacitor ruim:

  • zumbidos
  • Problemas ao ligar ou desligar
  • Cheiro de queimado ou descarga elétrica
  • Contas mais altas que o normal
  • A unidade pode desligar aleatoriamente
  • Sem resfriamento
  • Ruídos de clique ou zumbido

Se isso soa familiar, há uma boa chance de que haja algo errado com seu capacitor CA e você deve considerar substituí-lo.

Se nenhum desses sintomas se encaixar, consulte nosso guia de solução de problemas para encontrar o problema.

Sem resfriamento

Quando o ar condicionado parar de soprar ar frio, é um sinal claro de que algo está errado. É possível que este não seja um problema de longo prazo. Você pode testar ligando e desligando a unidade novamente para ver se o problema desaparece.

Ruídos de clique ou zumbido

Este está relacionado ao motor novamente. Quando o motor tenta dar partida, mas não consegue, ele pode emitir um ruído de clique ou zumbido. Este é um bom sinal de que o capacitor está quebrado.

Agora que você tem uma boa ideia dos sintomas que pode observar, vamos aprender um pouco sobre como os capacitores operam. Dessa forma, você pode entender como substituí-los com segurança e eficiência.

Contas de alta energia

Quando um capacitor CA está ruim, o motor do ventilador do condensador precisa trabalhar mais e consumirá mais amperes. Então, quando de repente você notar que sua conta de energia está subindo, você pode ter um capacitor ruim. Para entender por que um capacitor ruim significa uma conta de energia mais alta, consulte nossa seção abaixo sobre o que um capacitor faz.

Desligamentos aleatórios

Você pode descobrir que sua unidade de CA desliga sozinha sem que você faça nada de tempos em tempos.

Problema ao ligar ou desligar

Este problema é quase sempre por causa de um capacitor ruim. Quando o sistema está tentando fazer algo que precisa de mais energia, um capacitor ruim pode causar problemas. Esse sintoma também pode aparecer porque a unidade demora muito para começar a funcionar depois de ligá-la. O capacitor dá o choque inicial de energia e, quando falha, a unidade CA luta para iniciar. Uma solução comum, embora às vezes perigosa, é dar um impulso à pá do ventilador com um bastão. Isso pode ser perigoso e causar danos à unidade, por isso só deve ser feito em caso de emergência.

Cheiro de Queimado ou Descarga Elétrica

Este é um pouco mais complicado, pois pode haver muitas razões (nenhuma delas boa) pela qual sua unidade de CA pode cheirar a queimado. Em sua unidade CA, o capacitor aciona um motor. Quando o capacitor está ruim, o motor tende a superaquecer, e isso pode causar o cheiro.

O que um capacitor realmente faz?

Se você pensa em um capacitor como um grande armazenador de energia, está no caminho certo. O capacitor mais simples tem apenas alguns componentes. Estes são dois condutores que permitem o fluxo de eletricidade e lacunas que bloqueiam o fluxo de eletricidade. Quando a eletricidade passa pelo capacitor, os elétrons são armazenados nos dois condutores. Um condutor armazena elétrons carregados negativamente e outro armazena elétrons carregados positivamente.

Qualquer aparelho grande como uma unidade AC requer muita eletricidade para funcionar. E, quando o compressor e o motor do ventilador estão iniciando, eles precisam de uma grande quantidade de energia. Você não gostaria de pagar tarifas altas por sua eletricidade o tempo todo - é aqui que os capacitores entram.

Os capacitores usam a energia armazenada para dar uma grande sacudida de energia ao seu compressor e ao motor do ventilador quando ele é inicializado. Você pode ter ouvido o ruído quando esse processo é iniciado.

Depois que a unidade é inicializada, o capacitor não é tão necessário e pode voltar a armazenar energia para o próximo grande impulso.

Tipos de capacitores de ar condicionado

Capacitor de operação dupla

A/C's com motores de ventiladores PSC e compressores não variáveis sempre terão pelo menos 1 capacitor. Este é o capacitor de operação dupla e, na verdade, são dois capacitores em um pacote - um para acionar o compressor e outro para o motor do ventilador. Você notará 3 terminais no capacitor com os seguintes rótulos.

Significados das Etiquetas do Terminal do Capacitor Dual Run

C

A designação "C" em um capacitor significa Comum. Isso se conecta ao contator e é a fonte de alimentação de entrada. Este terminal geralmente terá 4 dentes para conexões de spade.

FAN

O terminal identificado como "FAN" conecta o motor do ventilador do condensador. Isso geralmente será a classificação MFD menor em um capacitor de operação dupla. Este terminal geralmente terá 2 dentes para conexões spade.

HERM ou COMP

O terminal identificado como "HERM" se conecta ao compressor. O termo "HERM" é uma abreviação de "Compressor hermeticamente fechado". Isso geralmente será a classificação MFD mais alta em um capacitor de operação dupla. Este terminal geralmente terá 3 dentes para conexões de spade. Às vezes, esse terminal será rotulado como "COMP", que é a abreviação de "Compressor".

Por que meu A/C tem 2 ou 3 capacitores?

Alguns A/Cs serão equipados com um capacitor de partida (geralmente em um invólucro de plástico) e um capacitor de operação (invólucro de metal). Uma modificação de campo comum no caso de um técnico não ter um capacitor de operação dupla para substituir um que falhou é dividi-los em dois capacitores. Digamos que você tenha um capacitor de operação de 35 + 5MFD, mas o técnico não o possui em seu estoque de caminhão, eles podem optar por substituir o capacitor por um capacitor de operação de compressor de 35MFD e um capacitor de operação de ventilador de 5 MFD.

Se esta modificação foi feita, e seu A/C foi equipado com um capacitor de partida, você pode ter uma unidade condensadora com 3 capacitores!

Capacitor de partida

Alguns A/C's são equipados com um capacitor que possui um invólucro de plástico preto e dois terminais com um resistor soldado entre eles. Este é um capacitor de partida; Um capacitor de partida mantém uma carga significativa e ajuda a mover o compressor ou o motor, fornecendo um aumento de tensão durante a partida.

Após a partida do motor, o capacitor de partida precisa sair do circuito para evitar danos ao compressor/motor. Isso é feito de 3 maneiras diferentes.

  • PRD (Potential Relay Device) - Mais comumente encontrado em kits de partida forçada da Supco, um PRD usa coltagem ou detecção de corrente para soltar o capacitor de partida do circuito.
  • PTC (Coeficiente de Temperatura Positivo) - Um resistor em linha que detecta uma condição de sobrecorrente e aumenta sua resistência para onde nenhuma corrente passará, eliminando efetivamente o capacitor de partida do circuito.
  • Interruptor Centrífugo - Será encontrado no motor e quando atingir a RPM desejada, abrirá e liberará o capacitor do circuito.

Qual é a diferença entre um capacitor de partida e um capacitor de operação?

Essencialmente, um capacitor de partida ajuda a dar partida no motor, fornecendo um aumento de tensão durante a partida. Um capacitor de funcionamento mantém um motor funcionando induzindo uma mudança de fase nos estatores para ajudar o rotor a "agarrar" o próximo estator e girar. Quando um capacitor de funcionamento fica ruim, essa mudança de fase não ocorre e faz com que o motor trabalhe mais e, por sua vez, superaqueça e destrua os rolamentos.

O que é uma classificação de capacitor?

Um capacitor tem muitas classificações diferentes , mas para nossos propósitos, nos preocupamos apenas com dois:

  1. Tensão de trabalho
  2. Valor da Capacitância. Haverá 2 valores de capacitância em seu capacitor AC. Um aciona o compressor, o outro aciona o motor do ventilador.

Tensão de trabalho

Este é realmente apenas um indicador de quanta tensão pode passar pelo capacitor. Uma das razões pelas quais um capacitor pode quebrar mais rápido do que o esperado é se você tiver energia inconsistente em sua casa. Ao substituir um capacitor, você pode aumentar a tensão, pois essa classificação é simplesmente a tensão máxima que ele pode suportar. Normalmente, você verá capacitores de 370v ou 440v, mas muitos fabricantes têm consolidado o estoque apenas para 440v.

Valor do capacitor

Medido em microfarads, mostra quanta energia um capacitor pode armazenar. Normalmente, isso será escrito 50+5 MFD ou 50+5 μ. Existem algumas outras complicações em torno disso, mas você deve ficar bem se puder citar os microfarads.

Exemplos de rótulos de capacitores. Observe como alguns fabricantes usam MFD para mostrar a classificação de microfarad, enquanto outros usam o símbolo μ.

Como saber se você tem um capacitor A/C ruim

O sintoma mais comum de um capacitor ruim é o zumbido do motor do ventilador do condensador na unidade externa ou o motor não liga. Em casa, você notará que o ar frio não sai das aberturas. Quando isso acontece, o capacitor não está funcionando e não pode fornecer energia armazenada suficiente para operar o motor do ventilador ou o compressor.

Além de todos os sintomas da nossa lista, pode haver sinais visuais de que há algo de errado com seu capacitor. Se você puder ver o capacitor em sua unidade CA, é fácil inspecionar danos ou outros problemas funcionais.

Fotos de capacitor estragado

Dê uma olhada no capacitor em sua unidade. Parece suave e sem manchas? Se houver qualquer curvatura ou protuberância perceptível, o capacitor precisa ser substituído. Da mesma forma, se houver óleo saindo de cima do capacitor, ele chegou ao fim de sua vida útil e precisa ser trocado.

Capacitor de ar condicionado abaulado ou inchado

Capacitor de ar condicionado abaulado ou inchado

Capacitor de ar condicionado enferrujado

Capacitor de ar condicionado enferrujado

Meu capacitor parece bom? Olhe mais de perto

Abaixo está um capacitor dual run que tirei da unidade da minha casa. Minha unidade condensadora estava cantando a melodia reveladora, um zumbido de motor, ou alguns chamariam de zumbido. Depois de remover os fusíveis de desconexão, removi o capacitor da unidade e, a princípio, parece que o capacitor parece quase novo. Após uma inspeção mais próxima, no entanto, é ligeiramente abaulado.

A maneira mais fácil de saber se ele está realmente inchado é colocá-lo em uma superfície plana e ver se ele balança para frente e para trás. Além disso, você deve observar que as bordas do fundo da lata não estão planas na superfície. Outro sinal que denunciava isso era olhar para os dentes do capacitor e perceber que eles não eram retos um em relação ao outro.

Este capacitor parece em bom estado, mas podemos investigar mais de perto.

Quando você coloca ele de pé, ele não fica perfeito, pois a base está "inchada"

Os pinos de conexão estão levemente inclinados para fora.

O ar condicionado funcionará com um capacitor ruim?

Você provavelmente ouvirá um zumbido se o capacitor AC estiver ruim e seu AC não funcionar. Em uma situação de emergência, o motor do ventilador do condensador CA pode ser iniciado com uma alavanca até que um capacitor de substituição chegue; no entanto, desaconselhamos isso, pois você pode causar mais danos à pá do ventilador e/ou bobina do condensador. Se a bobina do condensador estiver danificada, pode ser necessária a substituição completa da unidade, pois o custo do reparo será muito alto.

Como testar um capacitor de execução com um multímetro

Usando a função de capacitância em um multímetro

Ligue o medidor

Gire o dial para a função de capacitância. (veja abaixo). Neste caso, estamos usando um multímetro e temos que pressionar select até vermos que é o modo de capacitância.

Configuração de capacitância no multímetro

 

Testando a seção do ventilador do condensador do capacitor

Coloque uma ponta de prova do multímetro em C (comum)

Coloque a outra sonda no FAN.

Lendo a capacitância para a seção do motor do ventilador do capacitor

Aguarde alguns segundos e você deverá ver a leitura de capacitância no visor. Uma boa leitura terá os microfarads dentro de 10% da especificação rotulada.

Testando a seção do ventilador do compressor do capacitor

Coloque uma ponta de prova do multímetro em C (comum)

Coloque a outra sonda no HERM. (HERM é a abreviação de hermetic, que se refere ao compressor hermeticamente fechado)

Lendo a capacitância para a seção do compressor do capacitor

Aguarde alguns segundos e você deverá ver a leitura de capacitância no visor. Uma boa leitura terá os microfarads dentro de 10% da especificação rotulada.

Usando a função de resistência (Ohms) em um multímetro

Um capacitor também pode ser testado medindo a resistência, mas isso funciona melhor com um medidor analógico. Os medidores digitais normalmente não mostram o salto para cima e para baixo em ohms, o que indica um bom capacitor.

Ligue o medidor

Gire o dial para Ohms. (Parece o símbolo ômega)

Antes de começar: descarregue o capacitor

Ao ler ohms, o multímetro carregará levemente o capacitor, portanto, você não poderá obter uma leitura de ohms. Descarregue o capacitor colocando uma chave de fenda entre C e Fan e depois C e HERM. Depois disso, você está pronto para testar o capacitor usando a função de resistência do multímetro.

Obtenha uma leitura rápida de Ohm entre os terminais

Coloque uma sonda em C e a outra em FAN. Você deve ver a leitura do ohm no salto da agulha e voltar para ohms infinitos

Inverta as pontas de prova e procure o mesmo comportamento na agulha do multímetro.

Repita isso para C e HERM.

Obtenha uma leitura de Ohm entre os terminais e o invólucro do capacitor

Coloque uma ponta de prova em C e a outra no invólucro de metal externo do capacitor. Se você obtiver uma leitura, indicando continuidade, o capacitor está com defeito.

Repita isso para o terminal FAN e o terminal HERM

Loja de equipamentos para ar condicionado

Na ECP Peças, é possível encontrar uma ampla variedade de capacitores para ar condicionado, incluindo capacitores duplos e simples de diversas capacidades e voltagens, de marcas renomadas como Midea, Springer, Carrier e Gree. Além disso, a ECP Peças oferece garantia de originalidade e qualidade em todas as suas peças, garantindo a satisfação e segurança de seus clientes em Porto Alegre e região metropolitana na hora de comprar peças para reparar ou fazer a manutenção de seus aparelhos de ar condicionado.

capacitor para compressor é responsável por armazenar energia elétrica para auxiliar o compressor a iniciar seu funcionamento, proporcionando um impulso elétrico ao motor. Veja onde encontrar para compra online:

Já o capacitor para motor do ventilador é responsável por proporcionar uma carga elétrica extra para o motor do ventilador, o que aumenta sua eficiência e velocidade de rotação.


 

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